top of page

Retrospectiva 2020: ciência, comunicação e novas tecnologias por um Comitê conciso e atuante

Relembre as principais atividades desenvolvidas pelo CBH Alto Araguaia em 2020


Reunião híbrida, com transmissão ao vivo, em Ribeirãozinho (Foto: Jessika Hirata)


O ano de 2020 foi atípico. A inesperada Pandemia Global causada pela COVID-19 causou mudanças profundas nos mais variados setores como a saúde, economia, educação e turismo. E não poderia ter sido diferente no universo da gestão de recursos hídricos. No entanto, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Araguaia, contando com empenho e capacitação de seus parceiros, foi capaz de se adaptar à nova realidade e manter ativos os seus trabalhos.


Marcado pelas medidas de segurança sanitárias propostas pela Organização Mundial de Saúde e os decretos estaduais publicados pelo Governo do Estado de Mato Grosso, este ano foi decisivo para mostrar como as novas tecnologias podem contribuir e facilitar o desenrolar das discussões sobre saneamento ambiental e gestão dos recursos hídricos.


O CBH Alto Araguaia, orgulhosamente, relembra as ações que marcaram e delinearam o posicionamento e os métodos de trabalho ao qual este Comitê se propõe.


Educação Ambiental: é sabido que a educação ambiental é das melhores ferramentas de preservação das quais dispomos. Pensando nisso, o CBH Alto Araguaia, a Colônia Z-9 de Pescadores e a OAB subseção Barra do Garças, à frente do projeto Ambientalistas Mirins, lançaram, no mês do Meio Ambiente, o videoclipe que leva o nome do projeto. A produção cultural foi realizada antes da Pandemia e contou com parceiros importantes como o Viveiro Copayba, o cantor Eudes Roberto, a produtora Riacho Fundo Filmes, e o Rotary Kids, que se voluntariaram para compor, encenar e produzir o curta. Você pode assisti-lo clicando aqui.


Qualidade da água: com o lançamento do projeto Qualidade dos Corpos Hídricos Urbanos da Bacia o Comitê e o Instituto Federal de Mato Grosso (Campus Barra do Garças) visitaram córregos urbanos em Torixoréu, Ribeirãozinho e Barra do Garças, onde realizaram coleta de águas superficiais, que foram submetidos à análise da qualidade biológica pelo IFMT-BG, para verificação do nível e origem de contaminação nestes córregos. Com os resultados em mãos, o CBH se propôs ainda a elaborar medidas paliativas que contribuam para a reversão dos quadros de degradação dos recursos hídricos.


Eleições e Saneamento: para contribuir com o aperfeiçoamento dos Planos de Governo propostos pelos candidatos à Prefeitura e Câmara Municipal dos doze municípios mato grossenses onde o CBH Alto Araguaia atua, este Comitê publicou uma Carta Aberta aos candidatos, salientando a importância de centralizar as ações de governança no saneamento ambiental. Baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, em especial a disponibilidade e gestão de água e saneamento para todos, a partir da perspectiva da Agência Nacional das Águas, a Carta Aberta demonstra preocupação em relação à taxa de coleta e tratamento dos rejeitos residenciais da Bacia do Alto Araguaia.


Reuniões híbridas: outro ponto alto das atividades desenvolvidas por este Comitê foi a implementação das reuniões virtuais, de modo a manter o CBH ativo mesmo durante os decretos estaduais de isolamento social para enfrentamento da COVID-19. A primeira reunião de 2020 foi realizada em período anterior à Pandemia, presencialmente, na cidade de Torixoréu. A segunda e terceira reuniões se deram exclusivamente em ambiente virtual. Já em novembro, o CBH Alto Araguaia se tornou o primeiro comitê de bacia do Estado de Mato Grosso a realizar reunião híbrida. O encontro aconteceu em Ribeirãozinho, com a participação de várias entidades parceiras, tanto presencial quanto na transmissão virtual simultânea.


Recuperação do Córrego Fundo: durante o desenvolvimento e implementação do Programa de Revitalização da Microbacia do Córrego Fundo em Barra do Garças/MT, que é parte do projeto Propriedade Legal - uma parceira do CBH Alto Araguaia com o Sindicato Rural de Barra do Garças, SENAR/MT, IFMT-BG, EMPAER/MT, SEMA/MT, Promotoria Pública Estadual e a AgroVale Jr. O Comitê e parceiros realizaram curso de capacitação em Reflorestamento Para Recuperação de Área Degradada, que culminou no plantio de mudas de 35 espécies nativas, classificadas como pioneiras, secundárias e clímax, nas margens do curso do Córrego Fundo que corta a propriedade rural Fazenda Santa Filomena das Águas, região do seu nascedouro.


A titular da OAB/BG, a advogada Zenilda Teodoro, colhe amostra biológica para análise em Ribeirõzinho (Foto Jessika Hirata)


Comunicação: este campo atuou constantemente na busca pela promoção da transparência na gestão de recursos hídricos e pela democratização do acesso à informação e educação ambiental. Com o lançamento do site oficial e a contratação de apoio profissional exclusivo para a Comunicação, o CBH Alto Araguaia desenvolveu seu primeiro Plano de Comunicação, visando a integração de seus membros e entidades parceiras, bem como a divulgação de suas ações e a promoção da educação ambiental, sempre observando o caráter social, ambiental, educativo e informativo em suas produções. Com reportagens, entrevistas, releases e peças publicitárias, essa Assessoria de Comunicação publicou materiais como o especial do Dia Mundial da Limpeza, a promoção do potencial hídrico de Ribeirãozinho, e do texto sobre caminhos para o desenvolvimento rural sustentável em Barra do Garças resultante da articulação com a TNC (The Nature Conservancy) e IDH (Iniciativa Para o Comércio Sustentável) no tocante ao Programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI-BG) municipal também publicado na Revista Globo Rural.


É nesta perspectiva que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia encerra as atividades do ano de 2020, e propõe para o ano que se inicia em breve a continuidade destes projetos, objetivando a preservação e conservação dos recursos hídricos disponíveis e a melhoria da qualidade de vida e trabalho dos usuários.


O presidente do Comitê Clodoaldo Carvalho Queiroz fez questão de salientar a importância das parcerias firmadas entre o Comitê, a sociedade civil, o setor de usuários e entidades públicas e privadas, parabenizando seus representantes pelo excelente trabalho desenvolvido neste ano e com a esperança renovada para um Novo Ano de Avanços e Cuidados com todos e os Recursos Hídricos disponíveis .


Conheça o CBH Alto Araguaia

Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.


O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.



32 visualizações0 comentário
bottom of page