top of page

Torixoréu recebe primeira reunião de 2020 do CBH Alto Araguaia

O encontro acontece no dia 10 de março, às 14h, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.


O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Araguaia dá início ao calendário de 2020 com sua primeira reunião, dia 10 de março, às 14h, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Torixoréu (MT) (569 km de Cuiabá). Além das pautas técnicas, como a construção de um plano de trabalho e informes gerais, os participantes devem discutir sobre o projeto de educação ambiental “Ambientalista Mirim”. O encontro é aberto e toda população pode participar.


Segundo o presidente do Comitê, Clodoaldo Carvalho Queiroz, a primeira reunião do ano também coloca em prática a ideia de levar as reuniões do CBH para outras regiões da bacia, indo além da cidade sede, Barra do Garças (511 km de Cuiabá).


Ainda de acordo com Clodoaldo, uma das principais pautas da reunião é uma visita ao córrego 'Capim Branco', um dos cursos d'água que cortam o perímetro urbano da cidade, onde vários proprietários de residências utilizam o córrego para depositar o esgoto.


“Já houve uma notificação a prefeitura e as residências, feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e nós estamos indo lá para promover uma discussão em cima disso, a ideia é sensibilizar a comunidade para tomar uma providência mais concreta”, conta.


Em um segundo momento, os membros devem se encaminhar para a sede do CRAS para o início definitivo da reunião onde será apresentado e discutido o projeto “Ambientalista Mirim”.


A proposta tem como foco disseminar nas escolas dos municípios onde o CBH atua, o debate sobre a importância da conservação dos recursos naturais, principalmente da água. O projeto conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra do Garças, e ainda está em fase de articulação.


“Este é um programa de educação ambiental bem amplo, que visa instituir vários pequenos projetos envolvendo crianças, adolescentes e entidades organizadas da sociedade civil. Dentre estes programas teremos ações em dias muito relevantes na pauta ambiental, como o Dia da Água, Dia da Árvore e entre outros”, conclui o membro.

É válido ressaltar que a reunião é aberta para a população que quiser participar e opinar sobre as questões que envolvem os recursos hídricos da região.


É válido ressaltar que a reunião é aberta para a população que quiser participar e opinar sobre as questões que envolvem os recursos hídricos da região.


Conheça o CBH Alto Araguaia

Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.


SERVIÇO

1° Reunião Ordinária do CBH Alto Araguaia

Local: auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Torixoréu (MT)

Horário: 14 horas

Aberto para toda população

34 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page