top of page

Reunião virtual debate gestão das águas na região do Araguaia

CBH Alto Araguaia propõe participação popular nas discussões que envolvem uso dos recursos hídricos


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia convida toda a população da região para participar de sua primeira reunião ordinária virtual. A reunião acontece dia 19 de maio, às 14 horas (horário de Brasília), via Google Meet e tem como pautas principais a exposição das ações realizadas no Córrego Capim Branco em Torixoréu e a proposição de trabalho sobre saneamento ambiental e discussão sobre o plano de comunicação do comitê.


Veja aqui a íntegra da carta convocatória.


A decisão foi tomada a partir do Decreto n° 416 de março de 2020 do Governo do Estado de Mato Grosso, pensando em manter ativas as demandas de trabalho do Comitê mesmo diante das medidas sanitárias de distanciamento social com a finalidade de conter o avanço do novo coronavírus.


“Em função das restrições impostas pelo cenário de pandemia do Covid-19, tivemos que incorporar novas práticas às rotinas dos comitês de bacias, aliando a tecnologia da informação para evitar o avanço da doença e manter as importantes discussões e deliberações dos CBHs na gestão participativa dos recursos hídricos” aponta o gerente da Gerência de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacia Hidrográfica (GFAC), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Leandro Bruno.


As assembleias ou reuniões ordinárias realizadas pelos comitês visam democratizar o acesso do cidadão aos debates públicos que dizem respeito ao uso consciente dos recursos hídricos.


“O convite está aberto à comunidade, no sentido de ampliar a visualização referente ao nosso Comitê, que é representativo, e que precisa estar mostrando parte do trabalho que está realizando. O objetivo é estimular e melhorar a participação popular no debate dos recursos hídricos regionais, das ações efetivas e das boas práticas políticas públicas”, reforça Clodoaldo Queiroz, presidente do CBH Alto Araguaia.


Para entender melhor, Clodoaldo Queiroz explica que o Comitê atua como parlamento de um conflito referente a água, como também um parlamento do debate para aquilo que ainda não está sendo visto ou tocado pelas políticas públicas, pela sociedade, alertando as qualidades referentes a esse recurso hídrico, a essas águas que tanto nos servem.


Até o momento, a GFAC hospedou duas reuniões de CBH. A primeira delas para o próprio CBH Alto Araguaia em 28 de abril, e a reunião ordinária do CBH Baixo Teles Pires, no dia 30 do último mês.



Rio Araguaia em Barra do Garças (Foto: Tchélo Figueiredo / SECOM-MT)


Algumas dicas para você aproveitar melhor a experiência


-O uso de fones de ouvido garantirá uma melhor captação do áudio.

-Ao entrar na sala de videoconferência, desligue a câmera e o microfone no seu dispositivo.

-Se você estiver participando ativamente, e não apenas como ouvinte, procure um ambiente bem iluminado e silencioso.

-Olhe diretamente para as pessoas na tela.

-Utilize o chat para se comunicar com os presentes e também para solicitar a fala.

-Evite digitar ou se alimentar quando o microfone estiver aberto.


Muitos microfones abertos simultaneamente geram eco durante a transmissão, atrapalhando a compreensão. Desligando a câmera, a transmissão ganha velocidade e o participante evita constrangimentos com o aparecimento indesejado de terceiros ao fundo da imagem.


Para acessar, você vai precisar de um dispositivo com acesso à internet (computador, celular, tablet). Recomendamos que disponha de fones de ouvido e câmera para melhor proveito das qualidades de áudio e imagem da transmissão, mas não são itens obrigatórios.


Quando chegar a hora, você pode acessar a sala da reunião ordinária do CBH Alto Araguaia diretamente do navegador do seu dispositivo através deste link, ou fazer o download do app Meet no seu iOS ou Android, e clicar em “Pedir para participar”. Em instantes você estará pronto para assistir à transmissão.


Reunião ordinária do CBH Alto Araguaia

Data: 19 de maio

Horário: 14h (horário de Brasília)


Conheça o CBH Alto Araguaia


Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.


O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.




111 visualizações1 comentário
bottom of page